top of page

ENTREVISTA

com o atleta

Luiz dos Santos.

A entrevista foi feita com o atleta Luiz dos Santos que entrou para a Seleção Brasileira em 2006 como atleta sub-19 e atualmente joga como atleta profissional em todas as categorias do esporte (individual, dupla e dupla mista). 

 

A sua primeira conquista internacional foi em 2009 no Campeonato Sul-Americano Junior. Outra conquista foi nos jogos do XIX Pan-Americano Junior,  onde levou o segundo lugar na Simples Masculina Sub-19.

 

Ele está em 342º lugar no ranking oficial da BWF (Federação Mundial de Badminton) como individual e a sua melhor classificação em duplas é, junto com o atleta Leonardo Alckimin, na 390º posição.

 

Para saber mais detalhes da relação de Luiz com esse esporte, acompanhe a entrevista completa abaixo: 

 

Fale um pouco sobre o badminton. (Ex: O que as pessoas não sabem sobre esse esporte? Como ele é dívido e etc...)

"O badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo e também é o esporte de raquetes mais rápido do mundo, aonde o smash¹ pode alcançar até 414 km/h. Ele é dividido em categorias semelhantemente ao tênis, podendo ser jogado nas modalidades individuais masculina e feminina (denominada como simples masculina e feminina) ou em duplas masculinas, femininas e mistas (é um dos poucos esportes aonde existe a competição de duplas mistas).

A única divisão de níveis existentes em torneios profissionais, seriam as de idade. Um atleta antes de completar 19 anos, pode ser encaixados em categorias (sub-19, sub-17, sub-15), entretanto, após completar a idade máxima, ele automaticamente passa a disputar na categoria adulta. Mesmo com essas categorias, um atleta juvenil de alto-nível pode escolher jogar na categoria adualta ante de ter completado a idade."

 

¹jogada de ataque, semelhante a cortada do vôlei

Essa modalidade é comparada com alguma outra? 

"Acredito que ela se assemelha muito ao tênis, tanto por também ser um esporte de raquete, bem como os golpes, algumas regras, formas de classificação em rankings mundiais e torneios."

Por que você começou a praticar esse esporte? Como você o conheceu?

"Comecei a praticar o esporte por coincidência. Aos 10/11 anos eu almejava ser jogador de vôlei, entretanto comecei a perceber, ao realizar as peneiras para ingressar nos times, que os jogadores da minha idade, que competiam comigo, já tinham uma estatura consideravelmente acima da minha. Por ironia, o treino de badminton no clube, onde jogava vôlei, em Campinas, começava logo após o término do treino de vôlei e após ser encorajado por meus pais a tentar esse esporte, ‘diferente’ como eles disseram, acabei me apaixonando e não tive mais vontade de parar."

Então você começou a praticar esse esporte sem muita prentenção, certo? Mas, hoje em dia, qual é a importância desse esporte em sua vida?

"Diria que é praticamente total, o meu dia e compromissos são realizados e marcados em torno dos treinos e competições do esporte, ou seja, o esporte já é a prioridade em minha vida há alguns anos e boa parte do que conquistei no âmbito de experiências internacionais, conhecimentos de outras línguas, pessoas e culturas, foram graças a ele." 

E qual é o seu objetivo com a prática desse esporte? ​

"Meu objetivo é alcançar os Jogos Olímpicos. Já sou atleta da Seleção Brasileira, participei de campeonatos mundiais e dos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, então como sonho de qualquer atleta de alto-rendimento, ainda viso os Jogos Olímpicos. Também tenho como meta elevar o nome do badminton brasileiro internacionalmente, fazer com que o país seja visto como uma possível potência emergente no esporte, deixando assim um legado para as próximas gerações."

Qual é a importância desse esporte, no Brasil e no mundo, em sua opinião?

Além de badminton, você pratica alguma outra atividade física? 

"Pratico outras atividades que auxiliam no desenvolvimento e rendimento do badminton, como por exemplo, musculação, alongamentos e cross-fit. Fora disso, pratico esportes somente por diversão, como corrida, natação e, o bom e velho, futebol."

"No Brasil o esporte ainda é pouco popular, ainda está longe de ser uma modalidade que tenha visibilidade e mídia em cima, mas acho que como qualquer esporte pequeno, tem a função de demonstrar que o país também tem atletas de qualidade e resultados em outras modalidades que não sejam o futebol, e isso de certa forma demonstra aos jovens que eles possuem outras áreas que eles podem se dedicar, torcer, além do que é o gosto popular.

No mundo o badminton é essencial, principalmente na ásia e europa. Ele é responsável por um mercado consumidor e turístico gigantesco, pelo fato de promover torneios pelo mundo inteiro. Internacionalmente também, ele é muito usado como forma de atividade físicas para pessoas mais velhas, visto que a raquete e a peteca praticamente não geram impacto nos membros superiores e também por ser um esporte extremamente aeróbico, auxiliando na perda de peso."

© 2015 por Ana Clara Gonçalves. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page